quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

John Frusciante

Hoje vou falar um pouco de uma das minhas maiores inspirações: O cantor, compositor, escritor, pintor, produtor musical e ex guitarrista da Banda americana The Red hot Chili Peppers, John Anthony Frusciante!

http://www.universofrusciante.com/2009/09/o-endeusamento-de-john-frusciante-parte.html











Frusciante nasceu no dia 5 de março de 1970, no Queens, em Nova IorqueO pai de John, também chamado John, era pianista que deixou a música para se tornar advogado e posteriormente juiz. Sua mãe, Gail, era cantora gospel (cuja participação podemos ouvir no coro de "Under the Bridge") tendo deixado a sua carreira para se tornar dona de casa.
Aos sete anos, John começou a aprender guitarra. Alem de Hendrix, sua maior inspiração, ele tinha influências musicais de Jimmy PageDavid GilmourJeff BeckFrank Zappa, entre outros. Com dezesseis anos, John muda-se para Los Angeles onde pretende seguir carreira de músico. Era hábito praticar quinze horas diárias.


John Frusciante viu os Red Hot Chili Peppers pela primeira vez ainda adolescente, tornando-se imediatamente um fã fervoroso. Começou a ver em Hillel Slovak, o guitarrista original da banda , um ídolo, tendo aprendido como tocar guitarra e baixo em todas as músicas dos três primeiros álbuns. Quando Slovak morreu de overdose em 1988, o baixista da banda (Flea) convidou o garoto-prodígio a integrar o cargo após uma jam entre ele, Frusciante e o ex-baterista dos Dead Kennedys, D.H. Peligro. 

Ainda antes de se juntar à banda, John inscreveu-se para fazer uma audição para integrar a banda de Frank Zappa e não se sabe ao certo por que razão ele não chegou a fazê-la, mas é provável que tenha sido porque Zappa fizera uma proibição aos músicos que o acompanhavam de consumir drogas ilegais. John assume mais tarde, em entrevista, que tinha decidido ser uma estrela do rock, que queria experimentar drogas e conhecer garotas. "Eu vi que queria ser uma estrela do rock, usar drogas e conseguir garotas, e eu não estaria apto a fazer isto se estivesse na banda do Zappa."
Curiosidades sobre John Frusciante


» "Niandra LaDes e Usually Just A T-Shirt" foi dedicado à filha de Flea , Clara, e uma ex-namorada de John, Toni Oswald.

» John gosta de gatos. Em entrevista de 2004, ele disse que ele ia amar ter um gato, mas que ele não poderia ser um bom pai, porque ele viaja muito. Eventualmente, ele acabou ficando com dois gatos e os seus nomes são Aztec e Maya.

» John doou todo o seu cabelo quando raspou a cabeça em março de 2004, para "Locks Of Love" (instituição de caridade que faz perucas para crianças que perderam cabelo em tratamentos). Nessa época o cabelo dele era quase na altura da cintura. Ele fez o mesmo em novembro de 2006.

» GI do The Germs (1979) é para o John o melhor álbum já lançado.

» Se pudesse ter feito/escrito qualquer solo de guitarra, John disse querer ter escrito Tangerine - Led Zeppelin III (1970).



» Tem uma frase do John exposta no Múseo dos "Beatles" em Liverpool.Trascrita: "Os Beatles nos mostraram que quatro pessoas podem ser uma, com um equilíbrio perfeito como nos quatro elementos. O macrocosmo e o microcosmo todas as coisas como uma só."

» No tumulo de Johnny Ramone tem uma mensagem de John Frusciante escrita: "As good a friend as there ever was".

» No período entre 1 de Junho de 2006 e 1 junho 2007, John apareceu em duas capas da revista Rolling Stone: uma vez com RHCP, e outra com John Mayer e Derek Trucks.


- O seu trabalho é reconhecido pela revista americana Rolling Stone, que lhe concedeu o 18º lugar da lista dos "100 Melhores Guitarristas de Sempre".
- John Frusciante foi eleito o melhor guitarrista dos últimos 30 anos pela rádio BBC 6 do Reino Unido em 2010.

CURIOSIDADES RETIRADAS DO SITE http://www.universofrusciante.com. PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI!

Conheça alguns trabalhos de John Frusciante:

Carvel


Quando eu tento, eu forço para fora
Nunca olho somente para fora
Agora é a hora para milhões perderem
Não é o mesmo desde que eu perdi você
Correndo para fora da cidade
Desejando o melhor por aí
Poderia somente me esquecer
O Céu te recebe e te joga de volta

Enviando um presente ao meu Deus

Dirigindo para comer um bolo Carvel
Algo que você sabe não é onde você pensa
Você já foi?
(Volte,Volte,Volte,Volte)
Você já foi?
(Volte,Volte,Volte,Volte)
Você já foi?
(Volte,Volte,Volte,Volte)
Você já foi?
(Volte,Volte,Volte,Volte)

Todos os bons tempos estão a caminho
Para cima e para baixo,é assim que a energia se mantém viva
Para cima e para baixo,é assim que a energia se mantém viva
E eu as coloco em outro caminho


The Past Recedes


E então, agora o passado retrocede
E eu não estarei envolvido
O esforço para ser livre
Parece inútil vindo de cima
Você está olhando com desdém para mim
Eu preferia estar embaixo
Do que ter você me encarando assim
Não quero ir pra lugar algum
Oh, este negócio de quanto tempo nós tentamos ficar vivos
Por que para estar aqui, você primeiro tem que morrer?
Então eu fiz uma tentativa
E o que você sabe?
Foi há tanto tempo
E as coisas voltam, você vê
Para onde elas não estavam
E toda gota do mar é o oceano inteiro
Eu menti para os melhores criminosos
A respeito de tudo e qualquer coisa
Eu sou uma figura de linguagem esquecida
Eu estou fora de alcance
Eu não posso fazer direito
Mas devo, apenas nesse caso
Eu estou disfarçado de alguém que sempre consegue as coisas
Eu sou um homem trabalhador
Não entendo porque o tempo
vem tão devagar, a todo instante
Há uma linha na qual eu fico bem atrás

Song To Sing When I'm Lonely

Uma canção para tocar quando estou sozinho
Ganhar e nunca jogar um jogo novamente
Ninguém vai notar quando eu cair
Prendendo-me firmemente aos sonhos que nunca se acabam

Eu vou ser você
Eu digo
Eu vou ser você
Ninguém está com medo de ser chamado por outro nome
Ninguém ousa ser posto onde não pertence

Em nenhuma lugar está qualquer razão
Tudo morrendo e indo embora
Sem erros e você vai me tornar um bebê
Falsificando um movimento para ninguém perceber
Não é normal alguém encontrar novamente a paz jogada fora
Ninguém escolhe se humilhar

Símbolos perfuram me
Pessoas falham quando estão sendo desenhadas
Luz do sol acumula-se
Amando a dor de estar sendo aderido á

Por corpos luminosos
Só esperando por sinais que estejam errados
E retifique-nos
Em nenhum lugar no meu próprio tempo
Afogar-se e pensar que eu estou seco
Segurando os fatos que nunca serão provados
Fingindo as ações porque ninguém está olhando

Olá quando estou eletrocutado
Sentir nada enquanto minha vida está passando pelos meus olhos
Vocês deveriam me massacrar
É o índice, tanto

Vocês deveriam me massacrar
É o índice, tanto

Vocês deveriam me massacrar
É o índice, tanto

Vocês deveriam me massacrar
É o índice, tanto


E seu último trabalho, o Ep Letur Lefr:






Drogas

Ao finalizar as gravações do Blood Sugar Sex Magik, John começa a usar drogas inconsequentemente, e apresenta sinais de que começava a sofrer de depressão. Apresentou sérias dificuldades em lidar com a fama que o sucesso esmagador do álbum trouxe a banda, começando a sabotar as perfomances dos Chilis, tocando as músicas de forma diferente e imprevisivel para os outros membros (ficou célebre uma interpretação de "Under the Bridge" no programa Saturday Night Live, onde tocou e cantou de forma descontrolada perante a surpresa do resto da banda). Levou também a sua namorada Toni, em digressão, quebrando assim uma antiga regra imposta pelos quatro: nada de mulheres ou namoradas nas disgressões. Isso causaria muitos problemas de relacionamento com o resto da banda, e em especial com Anthony Kiedis, com quem passa a ter um relacionamento muito instável. Em Maio de 1992 decide subitamente deixar os Red Hot Chili Peppers, antes de um concerto no Japão. Quando lhe perguntaram que desculpa dariam ao público e aos jornalistas John diz : "Digam a eles que enlouqueci". Arik Marshall substituiu John por alguns meses e Dave Navarro entrou na banda.



Após ter saído de clínicas de reabilitação, por várias vezes, com várias recaídas, John decide se internar em um hospital o qual passa internado por mais de um mês, uma vez que estava fraco, debilitado, com com várias deformações corporais, e com a perda dos dentes,extraídos para evitar uma infecção letal em John. Em 1998, John inicia por um processo de reformulação física e mental, onde passa por diversas cirurgias plásticas de reconstrução de seu rosto, livra-se da dependência das drogas (que por mais um ano no máximo teriam o matado, segundo ele) e Anthony, que após saber por Flea do estado do amigo, resolve lhe comprar uma guitarra (Frusciante havia vendido todas as que possuía para poder ter dinheiro para comprar drogas) e intervir, insistindo para que ele voltasse a tocar com a banda, uma vez que o RHCP nunca mais conseguiu atingir o mesmo status que tinha até antes dele sair. John aceita a proposta, e aos poucos vai reaprendendo como tocar guitarra, sua inclusão nos ensaios da banda vai acontecendo de maneira bem progressiva e ao mesmo tempo bem prodiginosa. Quem acompanhou a sua volta considerou milagrosa segundo Flea.

The Empyrean e Saída do Red Hot Chili Peppers                                                  
Em 2009, aproveitando o período de férias do Red Hot Chili Peppers, o guitarrista John Frusciante preparou o lançamento de um novo álbum solo. o trabalho foi batizado como "The Empyrean" e o lançamento ocorreu em 20 de janeiro de 2009, pelo selo norte-americano Record Collection.
O cd foi gravado entre dezembro de 2006 e março de 2008. O disco tem dois convidados especiais bem conhecidos do público. Um deles é o ex-guitarrista da banda inglesa Smiths, Johnny Marr. O outro convidado é o baixista Flea, parceiro de Frusciante no RHCP. "The Empyrean" é o décimo álbum solo do guitarrista e o sétimo desde que ele voltou ao Red Hot Chili Peppers em 1998.Um dos maiores sucessos do The Empyrean, é a música Unreachable. Ela foi colocada pelo próprio John em seu Myspace antes mesmo do lançamento do CD. Flea e outros guitarristas participaram também do álbum. Particularmente, John diz que The Empyrean foi realmente um trabalho excelente. Ele gosta de todas as músicas, sem exceção, e diz que gosta de ouvir o CD várias vezes por dia, por trazer-lhe uma energia psicodélica muito grande.
No dia 15 de novembro, mais precisamente num domingo, John Frusciante anuncia que sairia do Red Hot Chilli Peppers por motivos ainda desconhecidos. No dia 17 de Dezembro, John diz que, mentalmente, já tinha saído há muito tempo. "Ele quer é trabalhar nas suas coisas, nos seus álbuns. Toda aquela maquinaria de uma grande banda de rock já não lhe diz nada", diz uma fonte anônima. O substituto de John no RHCP foi Josh Klinghoffer, que foi guitarrista de apoio dos Peppers em 2007, e também tocou com nomes como PJ Harvey, Beck e Gnarls Barkley, além de ter participado de vários álbuns da carreira solo de Frusciante.
Em dezembro o Red Hot Chili Peppers foi nomeado ao Rock And Roll Hall Of Fame para ser induzido em abril, porém Frusciante recusou ir à cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua critica, sugestão, elogia e opinião para que o blog melhore sempre!