quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Conheça a origem do nome de diversas bandas!

BEATLES

Cada vez que perguntavam eles inventavam uma explicação para o trocadilho, em inglês, misturando besouro (beetle) com ritmo (beat). Consagrou-se a versão de que Lennon teria se inspirado em outra banda com nome de inseto: The Crickets (Os Grilos).
O documentário Anthology menciona a gangues do filme O Selvagem, chamada Beetles, como inspiração. John Lennon revelou em uma entrevista: “Eu tive uma visão quando eu tinha 12 anos. Um homem em uma torta flamejante disse: Serão Beatles com A”.


ULTRAJE A RIGOR

Depois de se apresentar numa festa, Roger, líder da banda, pensou em chamar o grupo de Ultraje, mas achou muito punk e saiu pedindo a opinião de quem estava por lá. Edgard Scandurra, guitarrista da banda à época, chegou no meio da conversa e, sem entender direito a pergunta, disse: “Que traje? Traje a rigor?”.

GREEN DAY

Amigos de infância, o vocalista Billie Joe e o baixista Mike Dirnt tocavam sob a alcunha de Sweet Children. Nessa época, fizeram uma música sobre fumar maconha e ficar de bobeira o dia todo. Chamava-se Green Day e foi recuperada para o batismo do grupo quando se juntaram ao baterista Al Sobrante.

BLINK 182

A banda começou com Blink – “piscada”, em inglês. Para não serem processados por uma banda irlandesa homônima, adicionaram um número aleatório. Depois, descobriram que 182 era a quantidade de vezes que Al Pacino diz “fuck” em Scarface e agregaram a coincidência à origem do nome.

FOO FIGHTERS

A expressão foi muito usada, na 2ª Guerra Mundial, por pilotos norte-americanos para descrever bolas de fogo que cruzavam o céu da Europa (foo é uma aproximação para feu, “fogo” em francês). Seriam óvnis? Fã de ficção científica, Dave Grohl, líder da banda buscou aí a inspiração para o nome.








30 SECONDS TO MARS

Navegando pela internet, os irmãos Jared e Shannon Leto encontraram um artigo de um professor de Harvard sobre o futuro da tecnologia e da espécie humana. Uma das subseções se chamava “A 30 Segundos de Marte”. Eles curtiram a possibilidade de estarmos tão próximos de outro planeta e batizaram a banda com o título.  

KRAFTWERK

A origem do nome é bem mais simples do que os experimentalismos dos pioneiros da música eletrônica. Kraftwerk significa “estação de energia”, em alemão. O termo foi escolhido porque o estúdio onde ensaiavam ficava numa área abandonada em que já havia funcionado uma refinaria de petróleo.

DEVO

Inspirados pelo livro O Começo Era o Fim, em que o autor defende que a humanidade teria evoluído de primatas comedores de cérebros, o quarteto norte-americano adotou a tese de que o ser humano estaria regredindo, em vez de evoluir, e se nomearam De-Evolution Band – que mais tarde virou só Devo.

SEPULTURA



Os irmãos Igor e Max Cavaleira queriam chocar a conservadora Belo Horizonte, onde moravam. Ouvindo “Dancing on Your Grave”, do Motörhead, decidiram que Sepultura seria um termo apropriado para isso. Para testar se o nome realmente era incômodo, perguntaram à avó o que ela achava: a velhinha ficou apavorada!

ABBA

Formado pelas letras iniciais dos nomes dos quatro integrantes do grupo. Agneta Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad. A palavra em si quer dizer Papai (ou paizinho) em hebraico.

AC/DC 

A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).

GUNS N’ ROSES 

Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.

LED ZEPPELIN

O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesada como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter dúvidas quanto à pronúncia.




 LINKIN PARK

A banda se chamava "Hybrid Theory", mudou o nome para "Linkin Park" por questões legais porque já existia uma outra banda com esse nome. Eles escolheram esse nome porque o Chester Bennington (vocalista) costumava dirigir pelo Lincon Park em Santa Mônica (que era uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir) e esse nome ganhou a atenção de todos por sua boa sonoridade. Eles mudaram alguma coisinha no nome porque assim eles poderiam comprar o domínio pois o linconpark.com era muito caro. (Colaborou: Leonardo Apolinário)

NIRVANA

Estado avançado de espírito na cultura hindú.

OFFSPRING 

Tiraram o nome do filme B "The Offspring - They Were Born To Kill" (Os Decendentes - Eles Nasceram Para Matar).

PIXIES


O guitarrista que estava aprendendo inglês achou a palavra no dicionário, que quer dizer "fada". Acharam engraçado um sujeito imenso como Black Francis sendo membro de uma banda chamado "Fadas".

RADIOHEAD 

Tirado da música "Radio Head" dos Talking Heads.

RAGE AGAINST THE MACHINE

A primeira banda do vocalista Zack De La Rocha se chamava Inside Out, e chegou a lançar um CD. O nome do segunto CD desta banda seria Rage Against The Machine, mas esse segundo CD nunca chegou a ser lançado. Zack então aproveitou o nome para a sua nova banda.

REM 

Trata-se da sigla para "Rapid Eyes Movements", movimentos rápidos e espasmódicos dos olhos durante o sono que marcam o início dos sonhos.

SEX PISTOLS

O nome da banda foi baseado no nome da loja de Malcolm McLaren (Sex). É também uma conotação para o pênis.

SONIC YOUTH

Combinação dos nomes de duas bandas dos anos 70, Sonic Rendezvous Orchestra e Big Youth
U2 

Modelo de avião usado para espionagem desenvolvidos pelo governo americano. Bono declarou certa vez que o nome vem da idéia de interatividade com o publico, "You Too", Você Também.

VELVET UNDERGROUND 

Nome de livro sobre hábitos sexuais bizarros da sociedade americana. Antes a banda se chamou "Primitives" e "Warlocks".

THE CLASH 


Tirado de manchete do jornal "A Clash With Police". Paul Simmon teve a idéia e todos concordaram.

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL 

Segundo o baterista Doug Clifford: "Nós tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e nós gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se nós usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então, não funcionou. Mas nós gostamos da idéia de "credence" (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. A gente acrescentou a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. "Clearwater" veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de "rumos abertos". "Revival" era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, ou coisas que não gostaríamos de fazer".

JOY DIVISION

“Divisão da Alegria” era o nome de uma área nos campos de concentração nazistas onde os soldados estupravam prisioneiras. Ian Curtis leu sobre isso no livro A Casa de Bonecas e homenageou a narrativa de Karol Cetinsky sobre os horrores passados por sua família durante o Holocausto.

MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU

O grupo brasiliense pregou uma peça na crítica musical. Em seu site oficial, afirmava que o nome homenageava um capítulo desconhecido da história do Brasil, a Revolta do Acaju. Antes que a brincadeira fosse revelada, a tal “revolta” apareceu como verdade em muitas reportagens sobre a banda

DURAN DURAN

Quando ainda era uma banda sem expressão em Birmingham, Inglaterra, a casa noturna Barbarella’s, onde se apresentavam Sex Pistols e The Clash, era a mais importante da cidade. O nome da casa remetia ao filme Barbarella (1968), estrelado por Jane Fonda, e o nome da banda foi, então, inspirado no vilão Dr. Durand Durand.






RAIMUNDOS

Quando começaram a se apresentar em festinhas por Brasília, o quarteto, ainda sem muitas músicas próprias, prestava homenagens aos Ramones e ao forrozeiro Zenilton. Essa mistura de punk com música regional ficou evidenciada em seu batismo: um nome comum do Nordeste brasileiro e que remete aos Ramones.


Fontes: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-origem-do-nome-das-bandas-de-rock 


http://whiplash.net/materias/curiosidades/004909.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua critica, sugestão, elogia e opinião para que o blog melhore sempre!