sábado, 4 de agosto de 2012

Banda da semana: Red Hot Chili Peppers

Toda semana uma será banda escolhida como "A banda da Semana" aqui na toca, O que, claro, é uma grande honra para os artista escolhidos. Videos da banda escolhida ficam disponíveis na barra lateral do blog, e é publicada uma pequena biografia.
→O plano era escolher os artistas por meio de uma votação disponibilizada aqui no blog, mas o blog não tem visitantes, devido ao fato (Eu espero) de estar em construção e não ter sido divulgado.Então eu escolho as bandas da semana por enquanto. A homenageada pela toca nessa semana é o 

RED HOT CHILI PEPPERS! 

(Dir - Esq) Anthony Kiedis ; Chad Smith ; Flea e John frusciante
→ RED HOT CHILI PEPPERS é uma banda de Rock dos Estados Unidos, formada em Los Angeles (California), por volta de 1983. A banda é constituída pelos membros fundadores Anthony Kiedis (vocais) e Michael Peter Balzary (Flea) (baixo), juntamente com o baterista de longa data Chad Smith e o guitarrista Josh Klinghoffer. 

→ O estilo musical é principalmente rock com ênfase em funk, com inflencia do punkrapmetalrock psicodélico e outros generos.

→ A banda ganhou 6 Grammy Awards e vendeu mais de 65 milhões de álbuns em todo o mundo , sendo cerca de 22 milhões somente nos Estados Unidos. A Banda detêm o recorde de mais hits número 1 na Alternative Songs (12) e mais semanas no topo dessa lista, além de ter nove singles no Top 40 do Billboard Hot 100 (incluindo três no Top 10) e cinco singles número um na Hot Mainstream Rock Tracks. Em 2008, receberam uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. A banda foi introduzida ao Hall da Fama do Rock em 2012.


História 


       (Esq - Dir) Jack Irons, Flea, Anthony Kiedis, Hillel Slovak
→ O Red hot chili peppers foi resultado de uma banda criada em 1979 por 3 garotos de 15 anos, FleaHillel Slovak e Jack Irons, chamada Anthym. Anthony Kiedis (atual vocalista do Red Hot chili Peppers) era amigo dos três, e já escrevia algumas poesias. Em abril de 1983 a banda faz a primeira apresentação no Rhythm Lounge (Clube de Los angeles) para um público de aproximadamente 30 pessoas, com Anthony Kiedis fazendo um rap inspirado em um poema de sua autoria. Para essa apresentação a banda adotou o nome "Tony Flow and the Miraculousy Majestic Masters of Mayhem". Devido a este sucesso inesperado, a banda mudou seu nome para The Red Hot Chili Peppers, tocando vários shows em vários clubes de Los Angeles e locais de musicais, e assim foi formada a banda. 
→ Três meses depois eles recebem uma oferta da Run DMC num mini festival. Mark Richardson conhecido como "Roaster", um descobridor de talentos, procurou a banda e no verão de 1983, os Peppers já tinham uma programação completa. Eles fizeram shows por toda a cidade e no Kit-Kat Club, onde eles apareceram totalmente nús, apenas vestindo meias sobre o pênis (Socks on Cocks).                                                                                                                                                                                          



→O Socks on cocks (Ato de tocar nú apenas com meias sobre os pênis) virou marca registrada do Red hot chili peppers na formação Anthony, Flea, Irons, Hillel.
A banda tinha apenas seis meses, quando eles assinaram um contrato com a EMI (em outubro de 1983), o que gerou problema, pois Hillel Slovak e Jack Irons, tocavam na banda What Is This?, que fazia parte do elenco da MCA Records. Os dois preferiram deixar o Red Hot Chili Peppers e investir no outro grupo. Kiedis e Flea seriam obrigados a gravar no início do próximo ano, então chamaram o guitarrista Jack Sherman e o baterista Cliff Martinez. O primeiro álbum, chamado deThe Red Hot Chili Peppers, saiu em agosto de 1984 e não teve grandes atenções. Os Peppers continuam a estender a lista de shows e começam a tocar na costa oeste e médio oeste dos Estados Unidos. devido a  atritos com Kiedis, Sherman é espulso da banda no começo de 1985 e Hillel Slovak retorna a formação. Então sai em setembro de 1985 o novo álbum da banda, o Freaky Styley (produzido por George Clinton). O álbum recebe várias críticas positivas.   Com o sucesso do album a banda faz shows por todo os Estados Unidos e, no início de 1986, pisam pela primeira vez nos palcos europeus. Cliff Martinez deixa a banda e Jack Irons volta para os Peppers. 




Drogas, morte de Hillel, novos membros
                                                                                                                                                                                                                                                                            No final do ano de 1986, um grande problema afeta a banda, drogas. Kiedis se entregara às drogas totalmente. Ele andava em becos e tinha contato com algumas gangues.Passou a consumir drogas embaixo de uma ponte no centro de Los Angeles
Debaixo da Ponte
Às vezes sinto que não tenho um parceiro
Às vezes sinto que meu único amigo
É a cidade onde eu moro, a cidade dos anjos
Solitária como estou, juntos nós choramos

Eu dirijo por suas ruas pois ela é a minha companheira
Eu ando pelo seus montes porque ela sabe quem eu sou
Ela vê meus bons atos e me batendo pelo vento ela me beija
Bem,eu nunca me preocupo,agora isso é uma mentira

E não quero nunca me sentir
Como me senti aquele dia
Me leve ao lugar que amo
Me leve por todo o caminho

E não quero nunca me sentir
Como eu me senti naquele dia
Leve-me para o lugar que eu amo,
Leve-me por todo o caminho,yeah

É, é.

É dificil acreditar que não á ninguém por aí
É dificil acreditar, que estou completamente sozinho
Ao menos tenho seu amor, a cidade, ela me ama
Solitária como eu, juntos nós choramos.

Bem,eu não quero nunca me sentir
Como eu me senti naquele dia
Leve-me para o lugar que eu amo,
Leve-me por todo o caminho

Bem,eu não quero nunca me sentir
Como eu me senti naquele dia
Leve-me para o lugar que eu amo,
Leve-me por todo o caminho

É, é, é

Oh não, não, não
É, é.
Me ame, eu disse
É, é.

Uma vez...

(Debaixo da ponte do centro da cidade)
É onde eu tirei um pouco de sangue
(Debaixo da ponte do centro da cidade)
Eu não pude aguentar
(Debaixo da ponte do centro da cidade)
Esqueci do meu amor
(Debaixo da ponte do centro da cidade)
Eu tirei a minha vida, é.

É, é.

Oh não, não não
É, é.
Me ame, eu digo
É, é.

Eu ficarei?
A música Under the Bridge (Video e letra acima), escrita por Anthony Kiedis explora seu vício em drogas como a Heroína, e o tempo que ele passou com traficantes e gangues consumindo drogas embaixo de uma ponte. 
Nesta época eles fizeram a pior turnê da história da banda, Kiedis foi convidado a se retirar pelo seu vício. Com o apoio de seu pai Kiedis se interna em uma clinica para viciados em drogas. Sai limpo, escreve "Fight Like a Brave" e retorna ao RHCP. No verão de 1986, Flea se casa e a banda grava o terceiro álbumThe Uplift Mofo Party Plan sai em setembro de 1987 e fica no 143º lugar nas paradas, uma pequena vitória.

Hillel também se entrega as drogas. Em junho, os Peppers estão de volta a Los Angeles, onde Michael Beinhorn está esperando por eles para começar o novo álbum. Kiedis e Hillel começam a usar drogas novamente, E em 27 de junho, Hillel é encontrado morto por overdose de heroína. Ele tinha apenas 26 anos. Kiedis então vai para um pequeno vilarejo no México, onde ninguém o reconheceria para tentar se livrar das drogas. Irons deixa a banda e Flea mergulha em projetos paralelos. Anthony volta para Los angeles e Flea ja é pai. Os dois procuram por novo guitarrista e baterista para a banda. Depois de muitos testes finalmente acham um novo guitarrista, John Frusciante de apenas 18 anos, que era um grande fã dos Peppers e de Hendrix. Quando aconteceu o primeiro show com a banda os fãs não acreditaram que ele nunca tivesse tocado com os Peppers antes. Coincidência ou não, John tinha o estilo de Hillel pois este era o seu ídolo.
Depois de muito procurar, os Peppers também encontram um novo baterista, Chad Smith que veio de Detroit.
John Anthony Frusciante e Will Ferrell Chad Smith
Os Peppers, com a nova formação lançam o terceiro álbum, Mother's Milk. Finalmente os Peppers fizeram um álbum que fez sucesso nas paradas e vendeu 2 milhões de cópias em todo o mundo.
Porém  não achavam que a EMI estivesse fazendo um bom trabalho de divulgação. Precisavam mudar de gravadora, então fecharam com a Warner em 1991. Com o novo contrato, também muda o produtor. Rick Rubin assumiu a produção do terceiro álbum, que foi finalizado em 8 semanas. Blood Sugar Sex Magik foi lançado no final de setembro de 1991. O álbum teve vários Hits, como: "Give It Away", "Under the Bridge" e "Suck My Kiss" que atingem o topo das paradas no mundo inteiro. Resultado, o disco torna-se sucesso mundial, vendendo nada menos que 13 milhões de cópias.

1993-1997: Saida de Frusciante, Dave Navarro e One Hot Minute                               O Red hot chili peppers trabalha duro com as turnês e os clipes gravados (Give it away & Under the bridge). John Frusciante não suporta toda essa pressão e constantes viagens e resolve deixar a banda. Arik Marshall e Jesse Tobias substituem Frusciante por certo tempo, mas no final das contas o papel de guitarrista é assumido por Dave Navarro. 
A banda estreou a nova formação no Woodstock '94, e fez uma breve turnê que incluiu um concerto que abriu um show do Rolling Stones. De acordo com Kiedis esse foi uma experiência horrível, pois o estilo de Dave não era compatível com o da banda. Para piorar a situação Kiedis voltou a usar heroína. Sua recaída foi graças a um procedimento odontológico em que um viciante sedativo (Valium) foi usado. Após o Woodstock, eles começam a trabalhar no novo álbum e chamam novamente Rick Rubin para produzi-lo. O nome do novo álbum passou por muitas alterações até chegar ao nome definitivo. One Hot Minute foi lançado em 8 de setembro de 1995.
O disco reflete o momento difícil pelo qual passava os integrantes, tendo um clima bastante melancólico nas músicas que compõe o trabalho, principalmente nas baladas. Kiedis tinha problemas com os pais de Jamie, sua namorada na época, eles não aceitavam que sua filha de 17 anos se envolvesse com um rockstar de 31 (e é dessa história nasceu a letra da canção "Let's Make Evil"). One Hot Minute obtém boa repercussão, com sucessos como "My Friends", "Warped" e "Aeroplane " mais fraca se comparada à do trabalho anterior.  Enquanto isso tornou-se público que John Frusciante tinha desenvolvido uma dependência de heroína, que o deixou em situação de pobreza e de quase morte. Confira abaixo uma entrevista legendada com ele nessa época de auto-destruição:                                                                                                                                                                                                                                  
Ele admitiu-se ser internato na Las Encinas Drug Rehabilitation Center em janeiro de 1998. Ele concluiu o processo em fevereiro daquele ano e começou a alugar um pequeno apartamento em Silver Lake. Ele adquiriu muitas lesões e problemas nos anos de seu vício, exigindo uma cirurgia, que deixou cicatrizes permanentes em seus braços, um nariz reestruturado e novos dentes para prevenir uma infecção fatal.                                                          → No dia 4 de abril de 1998, Dave Navarro anuncia a sua saída do Red Hot Chili Peppers para dar uma maior atenção ao seu projeto "Spread". 
1998 - 2001: Retorno de Frusciante e Californication 
A banda estava sem guitarrista e a beira de um colapso. Assim, os membros restantes decidiram convidar Frusciante a retornar a banda. Em abril de 1998, quando Flea visitou em sua casa e pediu-lhe para se juntar à banda, Frusciante começou a soluçar e disse: "nada me faria mais feliz no mundo."  Com John de volta a banda começou a trabalhar em um novo album. Em 08 de junho de 1999, após mais de um ano de produção e prática meticulosa, Californication foi lançado como álbum de estúdio da banda. O álbum finalmente vendeu mais de 16 milhões de cópias e tornou-se a gravação de maior sucesso da banda. Frusciante tem dito com frequência que seu trabalho em "Californication" era seu favorito. Californication produziu muitos hits como: "Scar Tissue", "Otherside", "Californication" e "Around the World". "Scar Tissue" ganhou o Prêmio Grammy 2000 de Melhor Canção Rock. Foi tocada na cerimônia e incluiu uma breve jam com o rapper Snoop Dogg.Californication ganhou aceitação positiva, em contraste com seu antecessor menos popular, One Hot Minute, sendo sucesso no mundo inteiro. Embora muitos críticos creditaram o sucesso do álbum ao retorno de Frusciante, eles também notaram que os vocais de Kiedis também tinham melhorado muito.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
                                           
1999 - 2004: Woodstock e By the way
Em julho de 1999, como parte da banda da turnê do álbum, a banda tocou no Woodstock 1999, que se tornou famoso pela violência. A banda decidiu tocar, em homenagem a Jimi Hendrix o clássico "Fire". Mas em atos de vandalismo, várias pessoas tocaram fogo na estrutura do festival. Várias mulheres foram estupradas e a propriedade vizinha do festival foi saqueada e destruída. Kiedis sentiu que "Ficou claro que esta situação não tinha nada a ver com Woodstock. Não foi o símbolo de paz e amor, mas da ganância... Nós acordamos e vimos jornais e emissoras de rádio caluniando-nos por tocar Fire."
Em julho de 2002, a banda lança o seu oitavo disco da carreira, intitulado By the Way. Todos os integrantes se livraram de vez das drogas. E assim começava uma série de sucessos. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias só na primeira semana do lançamento, recebendo muitas críticas dos fãs, pois praticamente só tem baladas românticas. Muito provavelmente por ter sido o primeiro álbum em anos que a banda fez sem usar nenhum tipo de droga. Mas, mesmo deixando o funk rock um pouco apagado, o álbum tinha algumas canções de destaque, como "Dosed", "The Zephyr Song", "By the Way" e "Can't Stop". Também foi nesse álbum que surgiu uma das primeiras críticas à mídia vinda dos Peppers, com a canção "Throw Away Your Television". (Jogue fora sua televisão).
Em novembro de 2003, a banda lança o Greatest Hits, álbum com algumas das músicas que fizeram mais sucesso durante toda a carreira dos Chili Peppers. 
2005–2007: Stadium Arcadium
Em 2006 foi lançado o álbum duplo Stadium Arcadium, nono álbum de estúdio da banda, lançado em 5 de maio através da Warner Bros. Records. O álbum vendeu 442 mil cópias nos Estados Unidos na primeira semana e estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Os singles "Snow ((Hey Oh))", "Tell Me Baby" e "Dani California" emplacam. O álbum duplo possui dois CDs intitulados "Mars" e "Júpiter". Destaque para "Dani California" que é a primeira canção do álbum duplo. Planejado inicialmente para ser lançado como uma trilogia em partes separadas, o álbum, duplo, compila as 28 melhores músicas gravadas pela banda em parceria com o produtor Rick Rubin. Com mais de 8 milhões de cópias comercializadas ao redor do mundo, o álbum se tornou o mais vendido de 2006. No clipe de "Dani California" algumas bandas são homenageadas, como Sex Pistols, Nirvana e The Beatles. Dani California é uma personagem da cabeça de Anthony. Ela também aparece em outras duas músicas da banda; "By the Way"e "Californication". 
Em fevereiro de 2007, a banda concorreu na 49ª edição do Grammy Awards em Staples CenterLos Angeles. O álbum Stadium Arcadium foi indicado em sete categorias e ganhou quatro grandes prêmios: "Melhor Performance de Rock em Dupla ou Grupo" (Dani California), "Melhor Música Rock" (Dani California), "Melhor Álbum de Rock" (Stadium Arcadium), "Melhor Disco em Edição Especial (Box)" (Stadium Arcadium), além de "Produtor do Ano" (Rick Rubin).

2008-2009: Hiato e segunda saída de Frusciante
Anthony Kiedis disse em entrevista à Rolling Stone publicada no dia 20 de maio de 2008, que o Red Hot Chili Peppers darão uma pausa. Kiedis disse que banda está desgastada a partir de seus anos de trabalho sem interrupções desde Californication. A banda tem planos de permanecer no hiato de "no mínimo um ano." Chad Smith disse: "Nós não tiramos férias desde que o John voltou para banda, há quase dez anos atrás. Nós escrevemos músicas, gravamos, daí saímos em turnês de um ano e meio, depois escrevemos mais, e já fizemos esse ciclo três vezes seguidas. Hora de dar uma paradinha. Anthony estava para ser pai, John quer fazer um disco solo, Flea tem as coisas dele para cuidar. Todos precisavam de uma pausa de ser os Chili Peppers." No entanto, Chad disse que a banda não se separou e que terá planos junto com outros membros. Chad Smith, no entanto, tem projetos com Sammy Hagar, Joe Satriani e Michael Anthony com a superbanda Chickenfoot.
John Frusciante lançou mais um novo álbum na carreira solo, aproveitando o período de férias do Red Hot Chili Peppers, o guitarrista preparou o lançamento de um novo álbum solo. O trabalho foi batizado de The Empyrean, e o lançamento foi em 20 de janeiro de 2009, pelo selo americano Record Collection. O disco trouxe dois convidados especiais, um deles é o ex-guitarrista da banda inglesa The Smiths, Johnny Marr. O outro convidado é o baixista Flea, parceiro de Frusciante no RHCP. The Empyrean é o décimo álbum solo do guitarrista e o sétimo desde que ele voltou ao Red Hot Chili Peppers em 1998.
Em 16 de dezembro de 2009, John escreveu em seu site um breve esclarecimento sobre os boatos de que ele havia deixado a banda. De acordo com a postagem, isso era verdade e tinha acontecido há um ano. "Quando eu saí da banda, há mais ou menos um ano, estávamos num hiato de tempo indefinido. Não houve drama ou raiva, e os outros caras foram muito compreensivos. Eles apóiam eu fazer qualquer coisa que me faça feliz e eu também os apóio."
A banda foi nomeada no Rock and Roll Hall of Fame 2010, mas não ganharam.

2010-presente: I´m with You e indução ao Hall da Fama do Rock e Josh Klinghoffer

Josh Klinghoffer, que havia trabalhado como membro de apoio da banda em 2007, entrou como membro para substituir John Frusciante.
Josh Klinghoffer foi escolhido como substituto de John.a banda fez seu retorno ao vivo em 29 de janeiro de 2010, em homenagem a Neil Young com um cover de "A Man Needs a Maid" no MusiCares.
Em setembro de 2010, o Red Hot Chili Peppers anunciou que suas músicas não seriam apresentadas no programa de televisão popular Glee, com Anthony afirmando que não queria que suas músicas queridas fossem aparecer no programa.
Em 5 de junho de 2011, o site oficial da banda anunciou que o novo álbum seria lançado em 30 de agosto de 2011 e intitulado I'm with You. Flea disse para Rolling Stone que os álbuns Exile on Main St. Tattoo You (Albuns da banda inglesa The Rolling Stones)  foram as principais influências sobre o novo álbum. Kiedis disse também que Klinghoffer desempenhou um grande papel, e co-escreveu o álbum com ele, Flea, e Smith.
Em 23 de junho de 2011 em uma entrevista, Flea falou do retorno da banda e como ele quase deixou a banda durante a sua pausa. Ele disse que as coisas tinham chegado a um ponto disfuncional e sem graça. Durante o tempo em hiato, Flea disse o que o fez querer continuar a banda: "Eu percebi que Anthony é como meu irmão, eu o amo muito, e nós começamos essa banda quando éramos crianças. Eu queria manter esse curso, eu nunca quero deixar isso acabar. Eu disse para Anthony: 'Juntos vamos fazer isso, vamos fazer este álbum, eu te amo, e vamos arrasar".
Anthony disse que o crédito vai para Josh para chegar ao título do álbum. Josh disse que o título veio do nada mas que parecia perfeito, não só para o novo álbum mas também para o momento de suas carreiras.
No dia 29 de agosto, um dia antes do previsto inicialmente, I'm with You foi lançado. O álbum estreou em 2º lugar no Top 200 da Billboard, vendendo 228.926 cópias na primeira semana nos EUA. Além disso ficou em primeiro lugar em 17 países e segundo em 5 países. Em 10 de agosto de 2011, a canção tornou-se recorde da banda sendo o décimo segundo single do grupo a ficar em primeiro na parada da Billboard Alternative Songs. Para o clipe da canção Adventures of Raindance Maggie, foram gravadas duas versões, na qual foi escolhida a segunda, em que a banda subiu ao telhado de um edifício em Venice Beach, com o diretor Marc Klasfeld. O clipe foi lançado no dia 17 de agosto de 2011. "Monarchy of Roses" foi lançado como segundo single e o clipe também dirigido por Marc Klasfeld e foi lançado em 14 de novembro de 2011. O single se tornou um hit menor, não conseguiu chegar ao topo das paradas como single anterior. "Look Around" foi lançado no início de 2012, enquanto no Brasil, devido a canção "Did I Let You Know" ter sido pedida para rádio, a canção foi foi lançada como single exclusivamente no país, com um clipe feito pelos fãs. "Brendan's Death Song" será o próximo single.
Em 30 de agosto, a banda apareceu em cinemas de todo o mundo ao vivo via-sattelite de ColôniaAlemanha, executando o álbum inteiro (menos "Even You Brutus?"), juntamente com "Me and My Friends" e "Give It Away".
 A turnê para divulgação do álbum começou oficialmente em agosto de 2011 com shows na Ásia e alguns na Europa. No dia dia 24 de agosto, o Red Hot Chili Peppers realizou um show no Club Nokia, em Los Angeles. O show foi para arrecadar fundos para o Silverlake Conservatory Of Music. Com ingressos esgotados, o show durou cerca de 2 horas, rendendo 1 milhão de dolares para fundos do Conservatório que ajuda crianças a ingressar na música através de bolsas de estudo. No dia 11 de setembro a banda fez sua turnê na América Latina onde tocou na ColômbiaCosta RicaPeruChileArgentina e no Brasil, onde fizeram dois shows, um na Arena Anhembi em São Paulo no dia 21 de setembro de 2011 para um público de 30 mil pessoas e no Rock in Rio em 24 de setembro de 2011. A turnê deve se estender até 2013. 
Em 19 de setembro a banda foi nomeada para duas categorias do MTV Europe Music AwardsMelhor Grupo de Rock e Melhor Artista ao Vivo e nomeado Melhor Grupo de 2012 na People's Choice Awards. I'm with You foi nomeado ao Grammy Award de 2012 na categoria Melhor Álbum de Rock.[54]
O Red Hot Chili Peppers foram anunciados como parte dos induzidos ao Museu do Rock and Roll.[55] Anthony Kiedis disse que "A parte mais emocionante para mim foi pensar no Hillel Slovak. Foi aí que me pegou." A banda foi introduzida ao Hall da Fama do Rock em 14 de abril de 2012. Durante a cerimônia a banda tocou quatro canções: "By the Way", "The Adventures of Rain Dance Maggie" e "Give it Away", incluindo Irons e Martinez na bateria. No final, a banda tocou "Higher Ground" com SlashBillie Joe ArmstrongRon Wood e George Clinton. O comediante Chris Rock fez o discurso de indução. Veja abaixo, o video legendado por RHCP Brasil...
Em 29 de março a banda lançou o 2011 Live EP, com canções ao vivo lançado através de seu website como download MP3 gratuito, que foi Chad Smith quem selecionou as cinco canções. Em 01 de maio de 2012 o grupo fez o lançamento do Rock & Roll Hall of Fame Covers EP através de download digital, que consisti de covers de artistas que influenciaram a banda.
Membros atuais
  • Anthony Kiedis – vocais (1983–presente)
  • Flea – baixo, backing vocals, trompete, piano (1983–presente)
  • Chad Smith – bateria, percussão (1988–presente)
  • Josh Klinghoffer – guitarra, teclado, backing vocals (2009–presente)

Linha do tempo

Turnês

DuraçãoTurnêLineupsDatas
VocaisBaixoGuitarraBateria
Jan-Nov 19831983 TourKiedisFleaSlovakIrons24
Jan – Dez 1984The Red Hot Chili Peppers TourShermanMartinez53
Jan 1985 – Nov 1986Freaky Styley tourSlovakMartinez/Irons*153
Jan 1987 – Jun 1988The Uplift Mofo Party Plan tourIrons138
Set – Dez 19881988 TourMcKnight/Frusciante**Peligro23
Jan 1989 – Dez 1990Mother's Milk tourFruscianteSmith186
Jan 1991 – Fev 1993Blood Sugar Sex Magik tourFrusciante/Marshall***145
Ago – Out 1994Tour de La SensitiveNavarro11
Set 1995 – Jul 1997One Hot Minute tour79
Jun 1998 – Set 19981998 tourFrusciante14
Maio 1999 – Dez 2001Californication tour180
Abril 2002 – Nov 2003By the Way tour157
Jun – Out 2004Roll on the Red tour22
Maio 2006 - Ago 2007Stadium Arcadium tour135
Set 2011 – 2012I'm with You TourKlinghoffer127****
* Martinez tocou nas 29 primeiras datas. Jack Irons voltou para banda em abril de 1986 e fez o restante dos shows.
** McKnight tocou apenas nas primeiras 3 datas antes de ser substituído por Frusciante.
*** Frusciante deixou o grupo durante a Blood Sugar Sex Magik Tour e seu último show nessa turnê foi em 7 de maio de 1992. Marshall o substituiu e tocou nos últimos 59 shows da turnê - entre julho de 92 a fevereiro de 93.
**** Turnê em andamento - mais datas podem ser anunciadas

Apresentações no Brasil

Discografia

Álbuns de estúdio

Prêmios e Indicações

A banda já ganhou vários prêmios da indústria musical ao longo de sua carreira. Foram nomeados 15 vezes no Grammy Awards, sendo a primeira indicação foi para o "Prêmio Grammy para Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocais" com "Higher Ground" em 1991, já o primeiro a ser ganho pelo grupo foi Melhor "Performance de Hard Rock" em 1993 com "Give It Away". Desde então a banda ganhou outros com "Melhor Canção de Rock" com "Scar Tissue" em 2000 e em 2007 o grupo foi nomeado em 6 categorias, no qual venceram 4: "Melhor Performance de Rock em Dupla ou Grupo com Vocal", "Melhor Canção de Rock" com "Dani California", "Melhor Álbum de Rock", "Melhor Disco em Edição Especial Limitada" com Stadium Arcadium.[5]
Além disso venceram outros diversos prêmios como "Melhor Banda da atualidade" no Q Awards,[74] duas vezes "Melhor Grupo Internacional" no Echo Music Awards em 2003 e 2007, quatro prêmios "Meteor Ireland Music Awards", o "MTV Video Music Brasil" em2007 com "Melhor Artista Internacional do Ano" e 8 das 25 indicações ao MTV Video Music Awards entre outros prêmios e reconhecimentos.
A seguir alguns prêmios ganhos pela banda, para ver a lista completa, veja a página com a Lista de prêmios e indicações recebidos por Red Hot Chili Peppers.
Grammy Awards[5]
American Music Awards
  • 2000: Artista Alternativo Favorito[75]
  • 2006: Melhor Banda, Dupla ou Grupo Favorito[76]
  • 2006: Artista Alternativo Favorito[76]
MTV Video Music Awards
MTV Europe Music Awards
  • 2000: Melhor Banda de Rock [79]
  • 2002: Melhor Performance Ao Vivo[80]
  • 2002: Melhor Banda de Rock [80]
  • 2006: Melhor Album - "Stadium Arcadium"
Meteor Ireland Music Awards[81]
  • 2002: Melhor Performance por um ato de visita
  • 2003: Melhor Álbum Internacional
  • 2003: Melhor Desempenho ao vivo
  • 2004: Melhor Performance ao vivo
NRJ Music Awards
  • 2001: Melhor Canção Internacional - "Otherside"
  • 2001: Melhor Grupo Internacional
  • 2003: Melhor Grupo Internacional
Q Awards
  • 2004: Melhor Banda da atualidade[74]
TMF Awards (Bélgica)
  • 2007: Melhor Grupo de Rock Internacional

Livros

  • Red Hot Chili Peppers: By The Way: The Biography: Dave Thompson, 2004. 288 páginas.[82]
  • Red Hot Chili Peppers: Give It Away: The Stories Behind Every Song: Rob Fitzpatrick, 2004. 144 páginas.[83]
  • Fornication: The Red Hot Chili Peppers: Jeff Apter, 2005. 389 páginas.[84]
  • Me and My Friends: Red Hot Chili Peppers (livro fotográfico): Tony Woolliscroft, 2008. 244 páginas.[85]
  • The Red Hot Chili Peppers: An Oral/Visual History: Red Hot Chili Peppers & Brendan Mullen, 2010. 256 páginas.

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua critica, sugestão, elogia e opinião para que o blog melhore sempre!